EDITORIAL
Este jornalzinho é fruto de um trabalho de produção de textos na 4ª série.
Para que você, leitor possa compreender como ele aconteceu veja o Passo a Passo.
Estimulação pela professora- Importância do texto jornalístico.
Apresentação pela professora: Características do texto jornalístico.
Observação de um jornal e identificação ícones do jornal - (nome, data, manchete, página, caderno, seção, legenda, autor do texto, imagens, etc.).
Colhendo material – seguindo interesses dos próprios alunos, os mesmos realizaram pesquisas no intervalo, somente com alunos das quarta série.
Recurso - entrevista (orientação sobre as características da entrevista).
Tabulação dos dados – com auxilio da professora, realizado na lousa.
Criação de textos – a partir da tabulação dos dados, cada grupo deveria escrever ao menos um parágrafo sobre o assunto, levando em consideração a pesquisa realizada.
Os textos foram corrigidos, lidos para a classe e formatados pela professora.
Batizado do Jornal – escolha do nome se deu por votação. Alguns alunos foram desafiados a escrever uma justificativa para o nome escolhido, cujo texto é o do editorial.
Criação da capa – Cada aluno foi convidado a criar uma capa para o jornal, seguindo o padrão observado em um jornal de grande circulação. A professora escolheu algumas capas que respeitavam todos os critérios de uma capa convencional e aproveitou as idéias de ilustrações para construir a “nossa” capa.
Professora Aline Rosa - 4ª B -1º SEM/ 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COLABORE COM O BLOG!
ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.