segunda-feira, 4 de junho de 2012

CHICLETE FAZ BEM OU FAZ MAL?

         Não se sabe se o hábito de mascar gomas surgiu com índios guatemaltecos, que mascavam uma resina de árvore para estimular a salivação; se é uma herança da civilização maia; ou ainda se é resquício de um costume da Grécia Antiga, onde se mascava a resina de uma árvore para melhorar o hálito.

        A origem do “antepassado do chiclete” pode ser misteriosa, mas a invenção do chiclete moderno, bem próximo ao que conhecemos hoje, é mais famosa: ele foi criado por Thomas Adams Jr., em 1872. Difundido durante as grandes guerras mundiais, quando era considerada praticamente uma terapia contra o estresse causado pelos conflitos, hoje o chiclete é uma verdadeira mania mundo afora. Contudo, é importante lembrar que mascar chiclete o tempo todo não está entre os hábitos alimentares mais saudáveis.

        O ato de mastigar o chiclete engana o cérebro e o estômago, pois nosso organismo está condicionado a relacionar a mastigação á ingestão de alimentos e, no caso do chiclete, a gente mastiga, mas não ingere nada.

       Logo que começamos a mascar chiclete, o nosso corpo – que não consegue identificar se o que temos na boca é um chiclete, um pedaço de bolo de chocolate ou uma bela garfada de arroz com feijão – já entra em atividade para iniciar o processo de digestão do alimento. Assim, a produção de suco gástrico é estimulada no estômago. Como não engolimos nada, e geralmente nosso estômago está vazio, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago – podendo provocar gastrites e úlceras. Segundo pesquisas, não há problema em se mascar um chiclete de vez em quando, mas se você mascar muitos chicletes ao dia, provavelmente sua saúde será prejudicada. O indicado é mascar, no máximo, um chiclete por dia.


Pesquisa realizada na internet por Beatriz e Karoline Batista 7ªC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG!

ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

Obrigado por sua visita!

Você já esteve aqui