quinta-feira, 17 de março de 2016

UM POUCO DA HISTÓRIA DA MULHER...





A data é uma maneira de destacar e reconhecer a importância e a contribuição do sexo feminino para a sociedade.
Em meados do século XIX e começo do século XX, trabalhadoras começaram a ir às ruas pelo direito ao voto, pela melhoria nas condições de trabalho e pela igualdade de gênero. Hoje em dia a mulher vota, trabalha fora, casa e se separa sem precisar de autorização masculina, desempenha funções e ocupa cargos que antes eram exclusividade dos homens.
Diante de tantos avanços, por que é necessário um dia dedicado à mulher? Nos dias de hoje, há realmente necessidade de uma data assim?
Mais que um dia de celebração e de receber agrados de filhos, companheiros e colegas de trabalho, o oito de Março é uma data política. O Dia Internacional da Mulher é para lembrar a importância de as mulheres terem direitos.
Violência contra a mulher
O Brasil tem uma das maiores taxas de assassinatos de mulheres entre 83 países, segundo o estudo "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil". A ONU estima que 1 em cada 3 mulheres será vítima de violência física ou sexual durante a vida.
O fim da violência contra a mulher tem sido nos últimos anos, uma das principais reivindicações durante o Dia da Mulher e também um dos maiores desafios do movimento feminista. "A pauta do oito de Março é cada vez mais permeada pela questão da violência de gênero como assunto urgente que deve ser enfrentado", afirma Marisa Sanematsu.
Ela diz que ainda não se encontraram "maneiras de efetivamente mudar essa cultura de violência contra mulheres" e aponta como o principal entrave a "cultura machista". "Essa noção de que as mulheres valem menos ainda é muito forte e fica muito evidenciada na questão da violência", diz.

2 comentários:

  1. As mulheres tem uma história pra contar, e nós exigimos respeito por isso nos respeite, sabemos sim o que fazer, tomar decisões,sabemos fazer muitas coisas além de cozinhar, ser mãe e dona de casa, respeito em primeiro lugar! Sara Pereira e Ester Rodrigues Resende 8B

    ResponderExcluir

COLABORE COM O BLOG!

ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

Obrigado por sua visita!

Você já esteve aqui