terça-feira, 21 de maio de 2019

Postagens falsas não compartilhem


    Noticias falsa viralizaram na internet

  Fake News significa você publicar uma noticia falsa em rede social, jornais, revistas e etc.
E com isso pode causar graves problemas na vida pessoal e social da pessoa, pois podem fazer noticias falsas sobre ela e publicar nos lugares e varias pessoas desconhecida ou conhecidas podem ficar acreditando naquilo que foi publicado.
  As pessoas também tem que ver bem o que pesquisa e ate mesmo compartilha na internet, pois pode não saber direito sobre o que esta compartilhando e acaba crescendo ainda mais, a epidemia de noticias falsas pelo mundo. Quando mais você compartilhar em mais lugares vai se espalhar essa noticia que for publicada.
  Espalhar essas noticias pode acabar completamente com a vida de uma pessoa dependendo da situação ela ate pode entrar em depressão e acabar fazendo coisa erradas como se suicidar ou matar alguém, esse alguém pode ser a pessoa que fez isso com ela.
  O primeiro passo para ensinar os estudantes a identificarem as fake news é mostrando para eles os impactos que as notícias falsas podem trazer para a vida das pessoas. Morte de famosos, boatos sobre política e promoções enganosas são apenas alguns dos exemplos de fake news que circulam diariamente pela internet.
   Por abranger pessoas, partidos ou empresas, essas notícias podem colocar em risco a segurança dos envolvidos. Dependendo do tema, é comum as pessoas ficarem revoltadas e começarem um motim contra o personagem central. Por isso, as fake news são perigosas e tem um poder destrutivo na sociedade, que tanto lutou para conquistar a liberdade de expressão. Explicar isso de forma clara e didática para os jovens é importante para conscientizá-los, evitando que eles façam parte dessas correntes negativas.
   Apresente dicas de como identificar as fake news na internet
Tanto os jovens quanto os adultos precisam ficar atentos para não cair na armadilha das notícias falsas. Há algumas dicas que os pais e educadores podem compartilhar com os estudantes, pois elas ajudam a potencializar o olhar crítico sobre os fatos.
   Não compartilhe manchetes sem ao menos ler a matéria;
Não encaminhe áudios e vídeos que não sejam de fontes confiáveis;
Evite participar de correntes online;
Fique atento ao endereço do site. Não confie apenas no logo, pois ele pode ter sido copiado indevidamente;
Liste os veículos confiáveis e use-os como fonte de informação.
Com uma boa orientação e aplicando as dicas apresentadas acima, os estudantes estarão prontos para identificar as fake news, contribuindo para o enfraquecimento dessa prática enganosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG!

ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

Obrigado por sua visita!

Você já esteve aqui