sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO ALUNO MONITOR







PROJETOS























ALUNO MONITOR :







UMA PARCERIA EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO







Em uma tarde de terça-feira,



mais precisamente no dia 18/05/2010,



iniciamos o



PROJETO ALUNO MONITOR 2010.














Tendo como objetivo de valorizar o Protagonismo Juvenil, os educandos desenvolverão uma série de atividades pedagógicas sob orientação de um professor integrante da respectiva instituição educacional.














“Educação e desenvolvimento são processos permanentes.Eles não terminam com o diploma ou formatura no final do período letivo. Também não se limitam às atividades em sala de aula ou presença de um professor.É preciso que se entenda que ninguém desenvolve ninguém. O processo é interior e o aprendizado decorre das disposições das pessoas em aprender. E se aprende tanto através da observação, da leitura, diálogo, reflexão e tantas outras formas que aguçam nossos sentidos...”








Esses conceitos representam consciência de situação. Escolas e famílias devem se libertar da falsa idéia de segurança e status do vínculo empregatício. Devem encarar a modernidade, que vem pedindo uma nova linha de trabalho, desembocando no empreendedorismo, na necessidade de se formar um aluno empreendedor. Um aluno hábil em tomar iniciativas, em encontrar soluções práticas e rápidas para os problemas que possam surgir.







Um mesmo aluno poderá participar em mais de um projeto e um mesmo professor poderá orientar vários projetos.







O aluno monitor deverá descrever os detalhes das atividades periodicamente como registro e memória da escola.







Ser empreendedor, aqui, compreende-se em desempenhar diversas funções junto aos alunos do período oposto ao que estudam, neste caso o Ensino Fundamental I (alunos de 1º ao 5º ano).







Os projetos de ação deverão ser caracterizados como soluções técnicas e lúdicas com possibilidade de serem transformadas em atividade pedagógica executável pelos alunos, em qualquer área da atividade ludo - pedagógica, relacionada à Orientação Sala de Leitura,



Orientação de Informática Educativa ou serviços, pertinentes às áreas de técnicas da Coordenação e /ou Direção desta Escola – como por exemplo, o Recreio Divertido.







O papel desempenhado pelo aluno monitor deverá observar as Regras de Convivência de cada atividade, o Regimento Interno da Escola e os princípios de ética e a preservação dos bons costumes no tocante ao aprendizado atitudinal.







Os participantes do projeto serão acompanhados e supervisionados pelos profissionais responsáveis por tais atividades na escola, receberão orientações de acordo com o planejamento pedagógico ao atuarem diretamente com as crianças: quanto a maneira de falar, comportar-se, quanto a higiene, organização dos próprios estudos e atividades escolares.Uma vez que o objetivo primeiro será sempre o desenvolvimento de habilidades e inteligências visando melhor aproveitamento do período que estão dentro deste espaço educacional.







Ao final do ano letivo os participantes do Projeto receberão um relatório e um certificado mencionando as habilidades desenvolvidas durantes as atividades às quais participaram.







O Projeto respeitará sempre o horário pré estabelecido junto aos alunos inscritos a aos seus responsáveis.







Os alunos monitores poderão participar de eventos externos e saídas pedagógicas, eventualmente, de acordo com a necessidade e orientação dos especialistas envolvidos no projeto.







Os alunos monitores serão sempre identificados de maneira diferenciadas dos demais facilitando o acompanhamento e supervisão das atividades, usarão um colete e em caso de eventos externos usarão um crachá de identificação.







Em caso de faltas, saídas antecipadas, atividades escolares que exijam tempo de preparação e estudo os alunos monitores deverão comunicar com antecedência os Professores responsáveis pelo projeto.






Ao chegar na Unidade Escolar, o aluno monitor, deverá pegar seu colete na secretaria da escola e apresentar-se ao professore responsável pela atividade que escolheu para registro de presença







Em caso de ausência do professor, o aluno monitor deverá encaminhar-se à Equipe Técnica da escola para receber orientações das atividades daquele dia.



Vale lembrar que o aluno participa do projeto por vontade própria, em caráter voluntário e não remunerado, expressa por pedido e autorização de seus responsáveis legais.







A quebra de combinados em relação a qualquer um dos itens condicionais deste Projeto, de modo especial no aproveitamento escolar implicará em avaliação especial para sua continuidade.







Os alunos monitores poderão alimentar-se juntamente com as crianças na escola trazendo



ou não seu próprio lanche para o período da tarde.







A saber:










ORIENTAÇÃO DE SALA DE LEITURA







Auxiliar sob orientação do professor responsável



·



Entrada e saída das crianças na sala;



· Distribuição de materiais para as atividades;



· Condução alunos a Secretaria a pedido do professor responsável;



· Quanto ao comportamento durante as atividades;



· Os alunos com dificuldades durante as atividades;



· Organização da sala;



· Organização do acervo e materiais da sala de leitura;



· Acompanhamento dos alunos na saída da sala de leitura até a sua respectiva sala;



· Dar e receber recados dos profissionais da escola;














ORIENTAÇÃO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA






parceria



Auxiliar sob orientação do professor responsável



·



Entrada e saída das crianças na sala;



· Ligar e desligar máquinas do laboratório;



· Condução alunos a Secretaria a pedido do professor responsável;



· Quanto ao comportamento durante as atividades;



· Os alunos com dificuldades durante as atividades;



· Organização da sala;



· Organização dos arquivos gravados pelos alunos no computador;



· Acompanhamento dos alunos na saída da sala de informática até a sua respectiva sala;



· Dar e receber recados dos profissionais da escola;










ORIENTAÇÃO DO RECREIO DIVERTIDO










Auxiliar sob orientação do professor responsável







Condução das crianças para o pátio ou sala de aula;
Preparar e aplicar atividades lúdicas nos intervalos ou na ausência de professores modulares;
Condução alunos a Secretaria a pedido do professor responsável;
Quanto ao comportamento durante as atividades;
Os alunos com dificuldades durante as atividades;
Organização antes, durante e depois das atividades no pátio;
Organização dos materiais e jogos utilizados pelos alunos no pátio;
Dar e receber recados dos profissionais da escola;












Registramos aqui que:



O desenvolvimento social muda a face da escola.



As mudanças que ocorrem no seio da sociedade, no mercado de trabalho penetram o recinto escolar, força uma atualização na correspondência de respostas às necessidades do momento. Traz, entre outros, o desafio de inclusão social de jovens no trabalho, dentro do modelo de desenvolvimento econômico do País. A ascensão social está muito ligada à predisposição do indivíduo, ao seu potencial criador. A escola precisa agir como um leque, formar recursos humanos, mão-de-obra qualificada, tendo em vista as necessidades amplas do mercado, das empresas, da sua produtividade e das tendências profissionais do educando. Acionar metodologias diferenciadas para encarar a renovação, a mobilidade social requerida pela época.




















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