sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PROJETO ERA UMA VEZ - 5ªS SÉRIES 2010


PROJETO ERA UMA VEZ - 5ªS SÉRIES 2010
O que é, o que é...
Uma árvore bem frondosa,
Doze galhos, simplesmente,
Cada galho, trinta frutas,
Com vinte e quatro sementes?
...

Projeto:  Era uma vez...

Objetivo: Ler, ouvir, interpretar, assistir, ressignificar, criar e comparar Contos de Fadas, suas características, contextos, cenários, desfechos entre outros.


Atividade I

Faremos uma seqüência de atividades que envolverão as leituras dos seguintes Contos de fadas:

·         Cinderela
·         Chapeuzinho Vermelho
·         Branca de Neve e os sete anões
·         A bela adormecida
·         A bela e a fera

Se faz muito tempo que você ouviu essas histórias está na hora de reler esses contos...Na Sala de leitura temos todos eles em diversas versões.

Hoje leremos esta  história...

Branca de Neve estava tricotando sapatinhos para seu filho que ia nascer. Ela já tinha seis filhos, mas como os anões eram sete, um deles reclamava que ainda não era padrinho de um dos filhos da princesa. O príncipe, como sempre, estava na floresta caçando. Nesse momento foi anunciada a presença de Chapeuzinho Vermelho, que acabara de chegar ao castelo. Chapeuzinho Vermelho era a mais solteira das amigas de Dona Branca e uma das poucas que não era princesa. A história dela tinha terminado dizendo que ela ia viver feliz para sempre ao lado da Vovozinha, mas não falava em príncipe encantado. Por isso, Chapeuzinho ficou solteirona e “encalhada” ao lado de uma velha cada vez mais caduca.
Dona Chapeuzinho entrou com a cestinha pendurada no braço e com o capuz vermelho na cabeça. Dona Branca correu para abraçar a amiga.
As duas deram-se três beijinhos, um numa face e dois na outra, porque o terceiro era para ver se Chapeuzinho desencalhava.
Dona Chapeuzinho sentou-se confortavelmente, colocou a cestinha ao lado (ela não largava aquela bendita cestinha!), tirou um sanduíche de mortadela e pôs-se a comer (aliás, Dona Chapeuzinho tinha engordado muito desde aquela aventura com o lobo mau).
– Aceita um brioche? – ofereceu a comilona, de boca cheia.
– Não obrigada.
– Quer uma maçã?
– Não! Eu detesto maçã!
Dona Chapeuzinho acabou o lanche e olhou para a amiga com aquele olhar que as comadres usam quando estão conversando por cima do muro do quintal:
– Menina, você não imagina o que aconteceu...
Dona Branca arregalou os olhos negros como ébano :
– Aconteceu? O que foi que aconteceu? Ah, vamos, conta logo! Sou doida por uma fofoca. Vai ver foi aquela sirigaita da Gata que...
– Branca, Branca! – censurou Chapeuzinho, balançando a cabeça. – Você sabe que Cinderela Encantada detesta ser chamada de Gata Borralheira...
– Ah, deixa pra lá. Continue!
– Resumindo: o Príncipe da Rapunzel encontrou-se com o Príncipe da Cinderela, que tinha passado no castelo da Feiurinha...
– Feiurinha! – exclamou Dona Branca. – Há quanto tempo não vejo minha querida cunhada Feiurinha Encantada...
– Pois é exatamente essa a fofoca: há muito tempo ninguém vê a Feiurinha!
– Ela desapareceu?
– Isso mesmo. O Príncipe deve estar desconsolado...
– Que príncipe?
– O Príncipe Encantado. Marido da Feiurinha.
– Será... Será que ela abandonou o marido?
– E fugiu com outro? Acho difícil. A essa altura não existe mais nenhum Príncipe Encantado solteiro. Eu que o diga! Estou cansada de ser solteirona e agüentar aquela vovó caduca. Tenho procurado feito louca, mas só encontro príncipe casado...
Dona Branca raciocinou:
– Então, se Feiurinha desapareceu, isso significa que ela pode estar correndo perigo. E, se isso for verdade, será a primeira vez que uma de nós corre perigo desde que casamos para sermos felizes para sempre!


BANDEIRA, Pedro. O Fantástico mistério de Feiurinha: teatro.
1a ed. São Paulo: FTD, 2001. (Coleção literatura em minha casa; v.5).
.................................






Atividade I
  1.          leitura,
  2.          apresentação física da obra
  3.          troca das primeiras impressões,
  4.         levantamento de hipóteses acerca do conteúdo


     Atividade II

    Escolha uma das histórias abaixo para reler nesta aula.Depois assinale a sua escolha.

    (  ) Cinderela
    (  ) Chapeuzinho Vermelho
    (  ) Branca de Neve e os sete anões
    (  ) A bela adormecida
    (  ) A bela e a fera

    1. Onde a história acontece?Descreva. Como é a personagem?
    2. Características físicas e psicológicas.
    3. Qual o ápice da história?
    4. A parte mais importante, emocionante da história?
    5. Qual o desfecho?O final?
    6. Você conhece outra versão?Caso positivo, resuma...

      Atividade III







    Que você sabe sobre a história dos três porquinhos?
    Socialize com a turma e a professora.



    Os Três Porquinhos é um conto de fadas cujos personagens são exclusivamente animais. As primeiras edições do conto datam do século XVIII, porém, imagina-se que a história seja muito mais antiga.
    O conto se tornou mais conhecido graças à versão em animação feita pela Disney em 1933. Foi o filme que introduziu nome para os porquinhos - Cícero, Heitor e Prático (em português) ou Fifer Pig, Fiddler Pig e Edmund Pig (em inglês).

    A história...



    Os personagens do conto são três porquinhos - Prático, Heitor e Cícero - e um lobo mau, cujo objetivo era devorar os porquinhos. Ao decidirem sair da casa de sua mãe (em algumas versões, da avó), (lembrando que em algumas versões, eles recebem uma herança de sua mãe/vó para assim poderem construir as casas) eles foram construir cada um a sua própria casa.
    Adicionar legenda
    Cícero, o mais preguiçoso, não se queria cansar e construiu uma cabana de palha. Heitor, decidiu construir uma cabana de madeira, enquanto Prático optou por construir uma casa melhor estruturada, com cimento e tijolos. Como a sua casa demorou mais tempo para ser construída, Prático muitas vezes via os irmãos divertindo-se enquanto se esforçava para terminar o trabalho.
    Um dia o lobo surgiu e bateu na porta da casa de Cícero, que escondeu-se. Mas o lobo, com um assoprão, desfez a casa. Enquanto Cícero fugia, o lobo foi bater na porta de Heitor e, com dois assoprões, destruiu também a cabana de madeira.
    Heitor fugiu para a casa de Prático, onde já se encontrava Cícero. O lobo então foi à casa de Prático e tentou derrubá-la, sem sucesso. Após muitas tentativas, o lobo decidiu esperar a chegada da noite.
    Quando anoiteceu, o lobo foi tentar entrar na casa descendo pela chaminé, mas começou a sentir cheiro a queimado. Era Prático que, com uma panela ao lume, estava a queimar a cauda do lobo. O lobo então fugiu assustado e nunca mais voltou, e eles viveram felizes para sempre.
    ..................................

    A verdadeira história será lida pela professora...








    A Verdadeira Historia Dos Tres Porquinhos
    Autor: SCIESZKA, JON
    Ilustrador: 
    SMITH, LANE
    Tradutor: 
    SOARES, PEDRO MAIA
    Editora: 
    CIA DAS LETRINHAS






















    Ouça e compare.



    Anote as principais diferenças:


    Atividade IV

    Filme: Deu a louca na Chapeuzinho.

    A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubado. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história diferente sobre o ocorrido. Cabe então ao inspetor Nick Pirueta investigar o caso e descobrir a verdade.
    ..................................................
    DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO
    Policiais do mundo animal investigam um caso de distúrbio doméstico na casa de uma senhora envolvendo sua neta, uma garota conhecida como Chapeuzinho Vermelho, um lobo aparentemente mau e um machado. As acusações são muitas: roubo de um livro de receitas, invasão de domicílio, distúrbio do silêncio na vizinhança e manuseio de um machado sem licença.
    Gênero:















    Desenho Animado
    Tempo: 
    80 min.
    Lançamento: 
    12 de Out, 2006
    Lançamento DVD: 
    Fev de 2007
    Classificação: 
    Livre
    Distribuidora: 
    Europa Filmes


    Atividade V

    Abaixo estão os títulos do CAPÍTULOS do filme.
     Que você tem a dizer sobre esses momentos do filme?
    O que eles te lembram?

    1- Cena do Crime 
    2- Entrega para Vovó

    3- No Trilho 


    4- Profissão Repórter
    5- Velas Americanas




    6- Ator Lenhador 
    7- Radical Total 

    8- Quando o Vermelho Fica Azul
    9- O Novo Rei do Pedaço



    10- Fuga Explosiva

    11- Créditos Finais







    Traga sua folha na próxima aula para conversarmos sobre o filme!

    Entre as atividades pode acontecer de vir alguém contar uma história para nós 
    na Sala de Leitura ou outro espaço do CEU.

    Faça suas anotações... 
    Que dia isso aconteceu...quem veio...que história você ouviu?




    Atividade VI

    Criação de Contos de Fadas

    Reúna-se com um colega e coloque a imaginação para funcionar.



      • 1ª Regra para  Criação de Contos de Fada: 

      • Deve conter as frases "Era uma vez..." e "...viveram felizes para sempre".


      • 2ª Regra de Criação de Contos de Fada:

        • Todo conto de fada deve conter aleatoriamente no mínimo 4 dos seguintes itens (sendo que 1 personagem deve ser órfão) = Princesa, 1 Príncipe, 1 Sapo, 1 Bruxa, 1 Fada Madrinha, 1 Palácio, 1 Anão, 1 Rei, 1 Rainha, 1 Varinha de Condão, 1 Festa ou Baile, 1 um objeto mágico , 1 Floresta, 1 Lenhador, 1 Cavalo, 1 Poção Mágica ou Feitiço.
    • 3ª Regra de Criação de Contos de Fada: 

    • deve ter uma Moral da História, que consistirá em uma pequena frase sem impacto que contará o que conta o conto que foi recém-contado.


    Crie a sua! 
    Vamos escolher a melhor história para montar 
    um teatro de fantoches!

    .............................



    Se você sabe a resposta do o que é, o que é?
    Desafio da 1ª atividade...Registre aqui.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    COLABORE COM O BLOG!

    ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
    DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
    QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

    Obrigado por sua visita!

    Você já esteve aqui