É por meio da linguagem verbal e não-verbal que os seres humanos se comunicam e aprendem...
Ao chegar à escola, o estudante está em pleno processo de apropriação da linguagem, processo este que se inicia com o nascimento e se amplia na constante interação com o meio social.
É noosa responsabilidade enquanto escola dar continuidade a esse processo, possibilitando a comunidade escolar as condições para a aquisição da língua, aprofundando relações entre as informações veiculadas pelos diversos meios de comunicação, num trabalho de crítica e sistematização. Por isso o contato dos educandos, no espaço escolar, com diferentes generos e portadores de textos é fundamental.
Nesse processo, o ouvir, o falar, o ler o escrever representam ações prioritárias da aprendizagem, ressaltando a função social da linguagem.
Ao trabalhar com diferentes portadres de textos a escola subsidia a aquisição da escrita e o desenvolvimento do espírito reflexivo, crítico e argumentativo do aluno.
À Sala de Leitura cabe contribuir às ações desenvolvidas em sala de aula. o que se constitui como “coluna vertebral” do Projeto Político Pedagógico da nossa escola, muito mais amplo que conteúdos e objetivos.De forma complementar e cooperativa sempre em articulação com a unidade escolar, a Sala de Leitura representa um espaço pedagógico e cultural, demandado pela comunidade proporcionando mais acesso à informação.
O estudante tem interferência direta e indiretamente dos meios de comunicação social (rádio, TV, jornal revista, etc) e a Sala de Leitura utiliza desses mesmos recursos para desenvolver atividades que proporcionem a reconstrução do discurso, freqüentemente fragmentado, veiculado por esses meios, contrapondo-o a uma reflexão crítica que é função da escola.
A Orientação na Sala de Leitura é um trabalho complementar com diversas fontes de pesquisa (livros, enciclopédias, documentos, contato com especialistas, visitas orientadas...) também.
Essas ações encontrarão na Sala de Leitura o espaço específico para esse trabalho, uma vez que possibilita o acesso informação, através não só do acervo, mas principalmente da instrumentalização da comunidade escolar, a fim de que este possa usufruir de forma crítica e criativa das potencialidades do espaço, e por extensão de outros semelhantes (arquivos, cinemateca, teatro, videotecas, hemerotecas etc).
Esse ano a ala de leitura também proporcionará atividades tais como:
- sessões de leitura (Projeto Hora da Leitura 2012),
- oficinas literárias (Clube da Leitura 2012)
- oficina de elaboração de jornal impresso e mural (Imprensa Jovem 2012),
- oficina de notícia (Nas Ondas do Rádio, Blog's e Redes Sociais 2012)
- e outros recursos de comunicação visual: exposições (Sarau 2012),
- palestras (Projeto Profissões 2012),
- mostras (Feira Cultural 2012),
- excursões (Bienal do Livro 2012).
Abarcando assim, um universo amplo de manifestações científico-culturais, reafirmando-se como um espaço não só pedagógico, mas também cultural.
A vivência dos estudantes e da comunidade – sua cultura e valores estão presentes, atr avés da fala, da escrita, da imagem ali construída.
A Orientação de Sala de Leitura, por não constituir-se num componente curricular, não possui um modelo de elaboração de currículos, mas tem ações baseadas nas Expectativas de Aprendizagem previstas pelas Orientações Curriculares e no Referencial de Expectativas para o D esenvolvimento da Competência Leitora e Escritora.
No entanto, na Sala de Leitura são trabalhadas diferentes portadores de textos veiculados visando subsidiar o trabalho do regente de turma e de proporcionar ao estudante uma ou mais uma possibilidade de leitura do mundo .
“... educar é conhecer, é ler o mundo, para poder transformá-lo...”
Paulo Freire
POSL Aline Rosa Gilg
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