domingo, 9 de abril de 2017

Massinha de Farinha

Aprender com prazer: brincar

Após o período de paralisação e greve, reencontrei o 1º ano B e fiquei feliz em perceber que o trabalho de construção de identidade do grupo realizado desde o início do ano já se consolidou. Eles conhecem  a rotina e já se organizam bem no espaço escolar. 
Além do carinho das crianças, suas reivindicações se apresentaram: "Prof., quando vamos fazer a massinha de farinha, que você falou? E as plantas, nós vamos começar a cuidar? E as minhocas? Quando é meu dia de ajudante?
Toda essa energia é contagiante e me faz pensar em muitas maneiras de constituir um grupo unido e forte, dedicado às experiências de aprendizagem com muita curiosidade e "mão na massa, na terra, na tinta, na cola, nos livros, nos brinquedos, nas mãos, na vida."
Sexta-feira, dia corrido. Saí de manhã, cheguei tarde em casa e pedi carona para chegar na  escola. Esqueci os materiais da receita de massinha de farinha.
Mas, as relações que estabelecemos na escola fazem toda diferença, e uma futura professora (Luciana, estagiária de outra sala) se propôs a conseguir o material, para que eu não adiasse a atividade mais uma vez.
O grupo já sabe que sexta-feira é dia de trazer  brinquedo para escola. Na hora tão esperada pegaram os brinquedos e eu chamei os interessados em fazer a massinha de farinha. Quase todos. No final os que não vieram demonstraram vontade de participar também.
Uma atividade assim, possibilita aprendizagens nas várias áreas do conhecimento: Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências. Também se aprende atitudes e procedimentos. Porém, depois de pronta é que vemos o grande resultado: a criatividade, imaginação, cooperação, o brincar junto, a parceria, o prazer de ser e estar. Por que não mantemos esta beleza do "ser criança" a vida inteira? O compromisso é com a vivência, com o encontro, com a descoberta.
As imagens são da estagiária do grupo, Val , pessoa que tem contribuído muito para o desenvolvimento   do 1º ano B com dedicação, solicitude e carinho.
Uma aluna, Maria Clara, me fez fechar o dia com "chave de ouro" ao comentar: "Professora, eu achava que eu ia odiar o 1º ano, que não ia gostar da professora, mas eu estou muito feliz!" Abracei-a emocionada e disse: "Estou feliz também, minha querida!"
"Os andarilhos, as crianças e os passarinhos têm o dom de ser poesia. DOM DE SER POESIA é muito bom!" (Manoel de Barros)

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG!

ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

Obrigado por sua visita!

Você já esteve aqui