terça-feira, 11 de março de 2014

VACINAÇÃO HPV, O QUE É ISSO?


A campanha começou hoje. Expectativa é vacinar mais de 800 mil garotas no Estado de São Paulo.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=236077

Começa hoje vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos

Campanha segue até 10 de abril, e expectativa é vacinar mais de 800 mil garotas no Estado de São Paulo
Começou nesta segunda-feira, 10, a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) - causador de câncer de colo do útero -, com foco a meninas de 11 a 13 anos. Até 10 de abril, aproximadamente cinco mil postos de saúde, com horário de funcionamento das 8h às 17h, estarão abastecidos com as vacinas contra o HPV para a aplicação da primeira dose.
Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 
Neste período, estima-se que 808,3 mil garotas sejam imunizadas, o que corresponde a 80% das paulistas na idade alvo da ação. Além dos postos de saúde, a vacinação também deve ocorrer em escolas, a critério de cada município. Pais ou responsáveis devem consultar a direção das unidades de ensino para saber se haverá vacinação no local.
A imunização completa é feita em três etapas. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira. A recomendação é de as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos. No próximo ano, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas.
Sobre o HPV
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão ocorre via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto (a chamada transmissão vertical).
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas e em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, estas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG!

ESCREVA-NOS OU ENVIE UMA IMAGEM
DAS ATIVIDADES DA ESCOLA
QUE VOCÊ GOSTARIA DE VER NO BLOG.

Obrigado por sua visita!

Você já esteve aqui